NOTÍCIAS

Coronavírus: Caixões de papelão já são utilizados no México

  • Jorge Alvarado -

Em Toluca no México, empresa opta por produzir uma opção econômica para atender a alta demanda de urnas funerárias. Ao constatar que as empresas funerárias não suportam o número de mortes devido à Covid-19, que até mesmo fez com que alguns hospitais colocassem cadáveres em sacos de lixo, a empresa KJ Cajas de Cartón projetou e produziu caixões com este material , a fim de facilitar, dignificar e economizar a entrega dos falecidos às suas famílias, disse Gonzalo Galera, Diretor Geral da empresa localizada em Toluca.

Ele comentou que a produção de caixas foi reduzida no início da contingência, então eles assumiram a tarefa de procurar novos produtos e, portanto, desenharam um caixão barato e fácil de transportar. Atualmente produz entre 8 mil e 10 mil caixões por dia cada um ao custo de 220 pesos mais IVA - Imposto sobre Valor Agregado.

O mínimo que pode ser faturado é de 500 peças, já que o processo inclui a elaboração do papelão a partir de papéis especiais.O custo desse material está bem abaixo dos caixões de madeira que custam pelo menos 8 mil pesos. Além disso, disse que as caixas de papelão são simples de montar e 30 delas ocupam o mesmo espaço de um caixão tradicional, o que permitiria aos hospitais armazená-las para entregar o corpo aos familiares com mais respeito e facilidade de transporte.

"Muitas clínicas até colocam os corpos em sacos de lixo, em outros casos o cadáver ficava ocupando macas, leitos de hospital. Quando vimos esses relatos em que vimos que os corpos eram praticamente jogados no quintal como se fossem lixo, tivemos a ideia de desenhar algo econômico, ecológico e fácil de transportar ", destacou.

Galera conta que foram necessários 15 dias de testes com papel para encontrar a composição ideal, o formato, entre outras características. O modelo que oferecem suporta até 130 quilos e não possui furos, o que garante que não haja risco de contágio para quem o manipula.

Até o momento já chegaram 6 mil unidades, a maioria da iniciativa privada; Embora tenham conversado com o Ministério da Saúde e o setor de saúde da Cidade do México, ainda não houve resposta.

As caixas podem ser utilizadas para transportar o corpo do hospital para o crematório, pois o gerente considerou que fisicamente é mais fácil transportar o corpo nelas do que na bolsa costal."Esses caixões podem ser cremados junto com o corpo, para acelerar o processo de cremação, pois podem ser colocados no forno sem perda de tempo", disse.

Ele lamentou que persistam tabus atrás de um caixão de papelão, assim como o impedimento do governo, até porque a manipulação do corpo cabe à administração federal. No Estado do México, o registro de óbitos por Covid-19 é de 20.703 e na Cidade do México, 34.274, de acordo com o relatório técnico diário do Ministério da Saúde federal de 23 de fevereiro.(El Universal - Toluca-Mx)


El Pais/



Aneel mantém tarifa de bandeira amarela para março Anterior

Aneel mantém tarifa de bandeira amarela para março

Covid-19: Fiocruz aguarda neste sábado insumo para 12 milhões de doses Próximo

Covid-19: Fiocruz aguarda neste sábado insumo para 12 milhões de doses

Deixe seu comentário